Entrevista

A banda de São Luiz do Maranhão, Jack Devil, apresenta-se para a divulgação do mais recente trabalho intitulado “Under The Satan Command” no bom estilo Thrash Metal com riffs pesados aliados a velocidade e fúria.

O grupo é formado atualmente por:
André Nadler (v/g),
Ricardo Andrade (g),
Renato Igor (b),
Filipe Stress (bt).


Este trabalho tem influência de sons da década de 80 com bandas como o Annihilator, Metallica, Slayer, Exodus, Iron Maiden etc. Isso pode ser conferido ouvindo nos links: palcomp3 ou Download  
Gostei (apesar de certas coisas) do que ouvi e decidi fazer algumas perguntas sobre a banda além do que já informa no seu myspace com tantos detalhes, pois o que importa mesmo saber sobre essa ou aquela banda é causa e efeito dependendo do trabalho realizado, no caso, o CD já citado.

Com a palavraAndré Nadler
 
- Bem. Gostaria de saber por que a escolha do Thrash Metal Old School? E o que isso representa para os tempos atuais?
O thrash metal já era um estilo admirado e muito ouvido pelos quatro integrantes da Jack Devil assim como o NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) então decidimos fixar nossas composições com base nos dois estilos, porém não nos restringimos unicamente a eles, nas músicas novas estamos experimentando algumas outras ferramentas e testando o que funciona e o que não funciona, ou seja, estamos tentando modelar o som da Jack Devil. Quanto ao que representa aos nossos tempos o fator de tocar um som enraizado em bandas antigas é muito interessante, pois é uma fórmula eficaz de deixar aquele estilo no qual gostamos e seguimos ainda vivo entre nós, uma maneira de fazer sejam dez, cem, mil ou um milhão de pessoas da nossa geração, da nossa cidade, enfim, conhecerem o metal pesado dos anos 80, em outras palavras, disseminar o nosso bom e velho metal para os que conhecem ou não o estilo.

- Isso não limita um pouco a criação, pois uma vez que algumas passagens do som lembram muito o som de bandas já bastante conhecidas?
Veja bem, hoje em dia é bem mais complicado inventar algo totalmente inovador Uma tendência nova, um estilo novo vai se tornando algo cada vez mais complicado de surgir. Para fazer este nosso primeiro trabalho nos inspirou bastante em bandas como o Slayer, Sepultura, Metallica, Whiplash, Angel Witch, Motörhead e como era o nosso primeiro passo, o nosso primeiro teste musical autoral,obviamente ele veio bastante entranhado de traços destas bandas.Hoje em dia vejo muitas bandas como o Airbourne, Enforcer, Motorocker usam esse meio de pegar o que existe e renovar,reinventar e automaticamente também homenagear bandas que fizeram a história do metal.

- A banda participou de eventos importantes tocando no mesmo palco de algumas bandas grandes. Qual o show até agora mais marcante?
Acho que o show mais notável que fizemos até agora foi abrir para o Hail, banda que conta com Andreas Kisser (Sepultura) e Paul Bostaph (Slayer,Exodus,Testament).Foi um show muito bom,era a prévia do Metal Open Air aqui em nossa cidade e foi gratuito e em uma das maiores praças de nossa cidade.O público respondeu bastante mas admito que houveram shows menores que foram muito importantes e super empolgantes para nós da Jack Devil.

- Como funciona o método de composição do grupo?
Geralmente eu chego com o projeto do que seria a música no estúdio e mostro aos outros, e assim nós vamos aperfeiçoando as composições juntos. Recentemente já contamos com 10 músicas autorais que serão gravadas no próximo material no fim deste ano.

- Fale um pouco sobre o surgimento desce novo trabalho. Criação da capa, e tudo contido nele.
O Jack Devil trabalha bastante dentro daquele esquema do “do it yourself” e praticamente foi tudo feito por nós mesmos. Quanto às ideias de letras, capa e o resto do que compõe a banda nós fomos criando aos poucos juntos e com uma enorme ajuda de amigos e pessoas influentes na cena de nossa cidade, gostamos de ouvir dicas e conselhos para tentarmos melhorar cada vez mais.

- Qual o papel da música (rock/metal) dentro da realidade em que vivemos?
Creio que de várias maneiras o metal acaba somando em nossas vidas, o rock’n’roll é um estilo que não se acanha de falar sobre a realidade que vivemos das coisas que muitos escondem. O metal pesado seja para nos fazer soltar o ódio e a revolta presa dentro de nós, seja para falar das coisas boas da vida, nunca nos limitou de falar o que realmente pensamos.

- O que você achou sobre a proposta do grande evento em São Luiz do Maranhão? E depois de tudo o que aconteceu?
Inicialmente era um sonho, nós da banda ficamos muito felizes de saber que todos os olhos se voltavam para nossa cidade, participamos da prévia deste evento e tínhamos quase certeza de que tudo iria dar certo e acabou que aconteceu essa tragédia. Agora a gente assiste as cinzas do evento caírem sobre a cidade e vemos São Luís em jornais e sites de todo o Brasil mas não da maneira que queríamos porém continuamos firmes e fortes aqui já existíamos antes do evento e nossa luta para mostra que em São Luís  tem metal continua.

- Ok. Agradeço a entrevista. À vontade para as considerações finais.
Primeiramente agradecemos pela entrevista e o espaço cedido por você para que as pessoas possam conhecer um pouco do que é o tal metal maranhense e queremos deixar por aqui os agradecimentos das pessoas que nos apoiam e estão sempre dando força pra Jack Devil. Aqui na “Ilha do Caos” as coisas são complicadas e temos sempre que dar 110% de nós para que algo surta efeito, portanto toda ajuda vale bastante a pena. É isso aí, por aqui continuamos sob o domínio do metal!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da entrevista, valeu Moreno Metal Union, quanto mais blog especializado em nosso bom e velho metal é bem vindo. Eles são grandes representantes junto com Fúria Louca, Serial Killer, Berço de Judas, Ânsia de Vômito, Glok, entre outras... Que vem lutando pra melhorar a nossa cena, E quem é headbanger de verdade e também quer ver a nossa cena melhorar, tem por obrigação apoia-las.

    ResponderExcluir

Agenda